terça-feira, 12 de junho de 2018

Grupo Escolar Antônio Novais

 O Grupo Escolar de Ribeirão Vermelho foi criado através do decreto n.° 9143 de 06 de Setembro de 1929 passando a ser chamado Grupo Escolar Antônio Novais em 05 de Agosto de 1946 através do decreto n.° 2269.

Por não possuir prédio próprio àquela época, o Grupo Escolar Antônio Novais funcionou na antiga Casa de Instrução que eram duas salas alugadas para o estado na Rua do Comércio e duas salas também alugadas para o estado na Praça da Matriz Pertencentes ao Sr. Gelson Loureiro e ao Sr. Clyto Cleto Novais respectivamente permanecendo nestes locais até meados de 1954 quando foram trazidas para o prédio da Prefeitura Municipal.

Ao primeiro corpo docente faziam parte Da. Honorina da Rocha Novais sendo esta a primeira Diretora, as professoras Maria Murad, Maria Pereira de Carvalho, Maria de Abreu, Maria Carmem Macedo, Hercília Moura Santos, Hilda de Azevedo Costa, Suraya Gannan, Nabirrha Murad, Carmem Silva Guimarães, e as serventes Lourdes Maria Teixeira e Maria Moreira de Carvalho.

Durante o mandato do prefeito interino, Sr. Francisco Monteiro dos Santos e o Governador do Estado Dr. Juscelino Kubistcheck de Oliveira mais precisamente em 08 de junho de 1954 foi aberta a Rua José Ramalho, rua esta onde hoje se encontra a Escola Estadual Antônio Novais denominada assim através do Decreto n.° 38945 de 24 de Julho de 1997 que propunha a integração das Escolas Estaduais.



Grupo Escolar Antônio Novais em 1955


Escola Estadual Antônio Novais em 2018



Fontes: Sobre Trilhos Subsídios para a história de Ribeirão Vermelho Márcio Salviano 1998 e Arquivos Prefeitura Municipal de Ribeirão Vermelho.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem aqui!